Skip to main content

Se o seu sonho é sair do aluguel e comprar a casa própria este é o tutorial definitivo para você atingir o seu objetivo!

É comum ficar perdido na hora de comprar um imóvel e sabemos que é difícil saber como começar a se organizar. Por isso leia com atenção estas 5 dicas infalíveis para conquistar seu sonho!

1) Planejar é viver (melhor)

Primeiro, organize e liste todos os seus gastos fixos atuais como:

  • Aluguel;
  • Boletos parcelados;
  • Contas de luz, água, celular e internet;
  • Transporte e alimentação;
  • Escola dos filhos;
  • Serviços contratados como Netflix, Spotify, taxas de contas bancárias e etc;
  • Condomínio, supermercado entre outros;

2) Foco no objetivo

Com todos os seus gastos passados a limpo, nem sempre é fácil guardar dinheiro e, por isso, você deve escolher bem as suas prioridades. Esqueça uma vida social presente e agitada, o objetivo é economizar ao máximo.

Sabe aquele celular novo (e caro) que acabaram de lançar? Segure a vontade e e nem fique lendo muito sobre ele, continue com o seu velhinho de guerra que, enquanto estiver fazendo ligações e conectando na Internet, ele vai quebrar o galho.

Seus amigos te chamam toda semana para restaurantes e barzinhos? Aproveite o isolamento social, agradeça o convite mas ofereça uma desculpa, como uma nova série do Netflix, uma call com um parente distante, ou novo jogo de videogame… e se nenhuma desculpa der certo invente uns sintomas de Covid, como perda do paladar ou uma tosse persistente (é cruel, sabemos, mas infalível).

3) Investir é preciso, viver não é preciso…

É hora de pegar aquela graninha que você economizou e transformar em recursos para a sua nova casa, existem cada vez mais investimentos adequados a quantia que você pode desembolsar.
Você pode fazer investimentos de curto, médio e longo prazo. Estes últimos são a modalidade que mais traz ganhos, mas ao mesmo tempo exigem um prazo maior para resgate.
Você também pode investir no mercado imobiliário, hoje ele está muito aquecido com ganhos bem expressivos e há diversos tipos de fundos com prazos e retornos bem diversificados.

4) Qual o tipo de imóvel e localização

Você deseja um imóvel usado, novo ou na planta? Qual a metragem necessária e ela vai atender suas necessidades futuras? Precisa de garagem, varanda ou área de lazer? E qual região você pretende morar? Certifique-se de quais são os fatores decisivos da sua compra e, mais do que isso, veja se eles se encaixam dentro das suas possibilidades financeiras.

5) Informe-se sobre o financiamento e outras despesas

Antes mesmo de procurar um imóvel, você precisa saber quanto poderá financiar e como sua renda ficará comprometida com as parcelas. A gente têm uma ótima ferramenta para você simular o seu financiamento AQUI.

Os nossos consultores também podem orientá-lo quanto a outras despesas relacionadas à compra, como os custos dos cartórios e com o imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI), só acessar por AQUI.

Fazer um comentário

Entrar